Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Pesquisa relata terapia voltada aos pacientes soropositivos em Santa Maria

Saúde pública em pauta. Um dos trabalhos apresentados neste segundo dia de SEPE trouxe como tema a avaliação de Pacientes portadores do vírus da AIDS em uso da Terapia Antirretroviral em Santa Maria.
Durante a apresentação, a acadêmica do curso de Farmácia, Leila Paula Somavilla, elucidou a importância das correlações existentes entre a qualidade de vida dos pacientes soropositivos e a adesão à terapia antirretroviral (TARV), bem como os benefícios na sobrevida e redução da morbidade e mortalidade relacionada à doença.
A terapia implica na inibição da replicação viral. Com isso se busca retardar a progressão da imunodeficiência e restaurar, tanto quanto possível, a imunidade aumentando tempo e qualidade de vida.
Na fase inicial se estabelece o vínculo com paciente, o acompanhamento pessoal, suporte social e informações sobre a AIDS. O tratamento é monitorado no sentido de superar prováveis obstáculos, otimizar experiências e incrementar a adesão aos antirretrovirais.
Leila, a estudante responsável por este trabalho esclarece no final da apresentação: “desenvolvi a pesquisa com intuito não só de ter um trabalho para apresentar no SEPE , mas sim com objetivo maior de poder ajudar essas pessoas, proporcionando um melhor tratamento e dessa forma cumprindo com o meu dever enquanto profissional da saúde.”
A análise dos dados foi disponibilizada através do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) de Santa Maria. A sequência da pesquisa prevê a aplicação de um questionário biodemográfico socioeconômico aos pacientes cadastrados no SICLOM e que fazem acompanhamento médico na Casa Treze de Maio - sede da Política Municipal em HIV/AIDS da Secretaria de Saúde do município.
Hoje, 06 de outubro, Santa Maria contabiliza o exato número de 1414 indivíduos portadores do vírus HIV.

Por Pâmela Rubin

Nenhum comentário: