Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Chá pode auxiliar no controle da Diabetes tipo 2




     Uma possibilidade caseira de manter a glicemia bem perto do valor normal pode auxiliar no tratamento de pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2. É o chá Bauhinia furficata, popularmente conhecido como chá de pata-de-vaca.
A estudante do 9º semestre de Nutrição do Centro Universitário Univates de Lajeado, Fabiane Dresch, realizou, junto a um grupo de pesquisa, uma avaliação antropométrica dos pacientes com este tipo de doença.
Os resultados foram apresentados durante o penúltimo dia de atividades do XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. A pesquisa, que teve duração de 10 meses, fez uma avaliação nutricional com dois grupos: o grupo-teste, que tomava o chá; e o grupo controle. A intenção era fazer um monitoramento das possíveis mudanças do metabolismo dos pacientes. “Queríamos ver qual grupo ia ter a diminuição do fator hiperglicêmico. Sabemos que o chá ajuda na diminuição da glicemia”, afirma Fabiane.
     Foram selecionados indivíduos de Unidades Básicas de Saúde dos três municípios com maior índice de glicemia do Vale do Taquari (Estrela, Teutônia e Lajeado). De acordo com a estudante, o chá é muito utilizado pela população do Vale do Taquari, encontrado com bastante facilidade dentro das casas e pátios. Por isso, verificar as ações deste fitoterápico no metabolismo dos indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 2 é importante. “Como é uma planta muito comum, a população que possui este tipo de doença não precisa utilizar muitos medicamentos. Elas podem utilizar este chá para baixar os índices de glicemia”, ressalta Fabiane. 
Fabiane Dresch, à direita
    Porém, toda ressalva é significante: só a utilização do chá não auxilia no controle da Diabetes tipo 2. É preciso um acompanhamento medicamentoso controlado combinado com uma boa alimentação. “O paciente deve usar o chá três vezes ao dia, em porções de 5g e fervê-lo”, assegura Fabiane. O grupo-teste estudado na pesquisa não teve uma boa aderência ao chá pata-de-vaca, porque não tinham uma dieta adequada, nem utilizaram os medicamentos de maneira correta. O autocontrole nutricional é importante para auxiliar neste tipo de tratamento diabético. 

Por Dandara Flores

Nenhum comentário: