Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Pesquisa analisa o potencial eólico de Santa Maria

Na manhã desta sexta-feira, dia 7, a acadêmica do curso de Engenharia Ambiental da Unifra, Jaqueline Degodoy, expôs seu trabalho de Iniciação Científica vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A pesquisa Potencial eólico para geração de energia elétrica em Santa Maria-RS mostra que a conversão de energia cinética dos ventos em energia elétrica renovável, limpa e prontamente utilizável é uma aplicação que vem ganhando importância.
A acadêmica do 10º semestre ressalta que o objetivo principal do projeto é analisar a viabilidade de instalação de um parque eólico em Santa Maria. “Foi estimada a velocidade do vento na altura de dez metros e de 100 metros, que seria a altura adequada para a instalação de torres eólicas”, conta Jaqueline. A pesquisa contou com dados de nove anos de estudos sobre os aspectos climáticos relacionados ao vento.
Jaqueline já trabalha há dois anos com energia eólica, o que influenciou na escolha do tema de pesquisa. “Com a pesquisa consegui aprender muito mais sobre o tema e também definir a minha área de atuação profissional. Quero seguir trabalhando com energia eólica”, complementa a estudante. Jaqueline acredita que seu trabalho pode trazer benefícios para a sociedade. “Futuramente esse trabalho pode ser utilizado por uma empresa, pode servir como base para avaliar a possível instalação de parques eólicos”, finaliza a acadêmica.

Por Djuline Seiffert

Nenhum comentário: