Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tecnologia, conhecimento e educação

Na tarde desta sexta-feira ocorreu a conferência de encerramento do XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Neste ano, o evento teve como tema Educação e Ciência na Era Digital.
O professor Dr. Sérgio Roberto Franco,da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi responsável por finalizar o simpósio. Na palestra com o tema Impactos da tecnologia no ensino universitário, Franco falou sobre a Era Digital que ficou conhecida como a Era da Informação, e salientou para a diferença entre ela e o conhecimento. “Informação é aquele dado que pode estar armazenado, ele está espalhado pelo mundo. O conhecimento é o processo humano, que não é produzido sozinho. Não existe conhecimento na internet”, afirma.
A popularização da ciência também foi abordada na palestra. “Outro dia estava procurando uma notícia sobre determinado assunto e foi incrível como eu achei de informações erradas. O conhecimento nunca é absoluto, ele sempre deixa algo de fora”
Franco ainda comentou que os avanços científicos não substituem o aprendizado em sala de aula. “Não é porque eu estou usando tecnologia que eu vou ter uma melhora na qualidade de ensino”. Ele ainda aproveitou para incentivar as pessoas a usarem o grande acesso à informação para questionarem mais os assuntos discutidos.
O professor encerrou a conferência com a questão da probabilidade relacionada ao ser humano. “A História se passa com possibilidades e não com probabilidades. A mesma tecnologia que gerou a bomba atômica criou a ressonância magnética”, declarou Franco.
Na conferência estavam presentes a Reitora da UNIFRA, Irani Rupolo, a Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Solange Fagan,a pró-reitora de Graduação, Vanilde Bisognin, além de professores e acadêmicos da instituição.

Mais informações sobre o SEPE na Agência Central Sul de Notícias

Por Laudia Bolzan.

Nenhum comentário: