Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Alto rendimento no esporte

O esporte de alto rendimento é aquele no qual o atleta se prepara fisicamente para praticar determinada modalidade esportiva. Seja qual for a atividade pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares e devem ser supervisionadas por especialistas da área da educação física, e este é o diferencial do atleta de alto rendimento para o esportista de fim de semana.
Segundo o preparador físico Marcelo Meliande a pessoa que pensa ser atleta de alto desempenho deve ter consciênciade duas coisas básicas: disciplina e saber das dificuldades físicas. “O esportista deve ser disciplinado e ter perseverança nos objetivos que são traçados pelo seu orientador”. “A pessoa deve ter claro de que poderá haver grandes dificuldades e que essas deverão ser superadas pela pessoa”, comenta ele.
Mesmo com treinamentos físicos diários o rendimento desses atletas são mais lentos. Segundo Meliande, se o atleta tiver um treino bem planejado os resultados aparecerão após três a cinco anos do inicio das atividades.
Lesões mais comuns e maneiras para preveni-las
Submetidos a altas cargas de exercícios e repetitivos muitos dos atletas acabam sofrendo alguma lesão durante sua trajetória no esporte. Segundo o fisioterapeuta Rodrigo Daronch, as lesões mais comuns nesses atletas estão nas articulações, joelho, ombro, ligamentar, e sua recuperação normalmente é mais rápida que em atletas comuns devido ao organismo estar mais acostumado com exercícios.

Goico recuperou-se de uma grave lesão em 8 meses - foto:Guilherme Kalsing

Exemplo de recuperação é o goleiro Goico Rossi, 36 anos, atleta do Riograndense F.C. O goleiro sofreu lesão no joelho em março de 2011e, oito meses depois, está recuperado, pronto para voltar a atuar. A recuperação ficou apenas por conta de sessões de fisioterapia.
“A fisioterapia teve um papel importante na minha recuperação. Oito meses depois da minha contusão já estou pronto para voltar aos gramados muito em virtude dos exercícios de fortalecimento e prevenção que os fisioterapeutas me passaram durante esse período”, comenta Goico.
O fisioterapeuta Rodrigo Daronch ressalta a rápida recuperação do goleiro em comparação com pessoas que não praticam esporte. “O Goico ou qualquer atleta de alto rendimento tem recuperação mais rápida que o comum, pelo fato que seu organismo está acostumado com grandes cargas físicas. Uma lesão parecida em uma pessoa normal demoraria para recuperação em torno de um ano e meio. Ele foi em oito meses”, comenta Rodrigo.
Dentre as diversas formas de prevenir as lesões nos atletas de alto rendimento como nos atletas de fim de semana a alimentação está no topo das primordiais. A orientação em torno da alimentação desses atletas é fundamental para o resultado deles nas modalidades que praticam e ai entra o papel do nutricionista.
Para a nutricionista Thamires Flores esses atletas devem ter cuidado especial na sua alimentação, principalmente tornando-a balanceada e que venha a repor as energias perdidas nos treinamentos. "O importante para esses atletas é a reposição das energias. Para isso, a orientação é consumir frutas, verduras, evitar excesso de gordura, açúcar e carboidratos controlados”, afirma ela.

Por Guilherme Kalsing

Nenhum comentário: