Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Professor da USP abre o ciclo de conferências

A primeira conferência do SEPE 2010 na Unifra foi com o Prof. Dr. Paulo Roberto Jacobi, que abriu o evento na manhã de hoje com  a palestra Sociedade de Risco, responsabilidade socioambiental e aprendizagem social. Jacobi é graduado em Ciências Sociais e Economia pela USP, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Graduate School of Design - Harvard University e doutor em Sociologia também pela USP. Hoje, Professor Titular da USP e co-editor da Revista Ambiente e Sociedade.
O conferencista tratou dos problemas ambientais como as ameaças a biodiversidade, desmatamentos, mudanças climáticas, pobreza, etc. Falou sobre a sociedade de risco como a nova realidade globalizada que necessita de tomada de consciência da população sobre os impactos desses problemas ambientais. Tratou também sobre os papéis das universidades, do poder público, da sociedade civil e das empresas em relação à responsabilidade socioambiental.
Paulo enfatizou a realidade ambiental ao redor do mundo. Tocou em problemas como a escassez e distribuição desigual de água, desmatamento, produção excessiva de lixo, problemas esses que podem ser solucionados com pequenos gestos como coleta seletiva, reciclagem, reflorestamento das matas. Atitudes que no longo prazo podem fazer a diferença.
Para ele, o resgate e o desenvolvimento dos valores e comportamento é fundamental para essa questão ambiental. Essa educação precisa ser iniciada nos primeiros anos da escola.
Segundo o professor, ‘‘é preciso ter cuidado com os pequenos detalhes e fazer o consumo consciente dos materiais, mudanças positivas ainda são possíveis’’, finalizou destacando que é preciso haver mais responsabilidade, compromisso e iniciativa com o nosso mundo.

Carolina Baraúna e Caroline Rocha.


Nenhum comentário: