Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Leitura, desenhos e hábitos saudáveis no SEPE da Unifra

Que tal ensinar alimentação e hábitos saudáveis para adolescentes através de histórias em quadrinhos? Difícil? Não para as acadêmicas do 8º semestre do curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (Unifra), que lançaram a revista “HQ no João Belém”. Esta foi uma das novidades desta quarta-feira, 10, primeiro dia do XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), que este ano tem como tema a responsabilidade sócio-ambiental.
     A proposta de um projeto diferente surgiu a um semestre atrás na aula de Estágio e Nutrição no Ciclo da Vida II, orientada pela professora Ana Lúcia Saccol. Mas, foi na escola João Belém que ela ganhou vida. As acadêmicas de Nutrição da Unifra, com a professora de Artes da escola, Irene de Barros e quatro turmas da 7ª série trabalharam um semestre para que a revista ficasse pronta. “Nós estávamos no 7º semestre quando fizemos a revista. Além de toda a organização da revista, também elaboramos artigos sobre o nosso trabalho acadêmico”, conta a estudante Luize da Cás.
Foto:Yuri Weber
Para a professora Ana Lúcia, as acadêmicas aprenderam muito e a atividade foi complementar ao estágio, que traz essa vivência prática. “É importante este trabalho interdisciplinar. Elas trabalharam com artes, comunicação e linguagens. Foi uma grande vivência para as minhas alunas”, explica a professora do curso de Nutrição.
Além de toda a importância da disciplina, do projeto e do estágio, a revista também beneficiou o outro lado desta história. Os alunos da 7ª série da Escola João Belém, que puderam desenhar e criar suas histórias. Para desenvolver essa proposta, eles contaram com a ajuda e orientação do cartunista Byrata.
Desenhar na aula de Artes, até ai tudo normal. Onde entra a Nutrição nessa história? Entra com as temáticas: ensinar hábitos saudáveis, melhor aproveitamento dos alimentos, drogas, alcoolismo e maneiras de combater doenças, como a diabetes e a hipertensão. Estes foram alguns dos temas abordados nos quadrinhos. A história da aluna Kamila Schirmer, 15 anos, foi sobre fibras. “Aprendi que podemos utilizar as cascas de alguns alimentos, antes eu sempre jogava elas fora”, relata Kamila.
O lançamento e os exemplares da revista de história em quadrinhos puderam ser observados por todos que passaram pelo campus I da Unifra. As revistas estão sendo vendidas com valor de três reais e podem ser compradas também na Escola João Belém. Segundo a acadêmica Luize da Cás, o valor arrecadado com as vendas será repassado a própria escola. Após a exposição, elas serão distribuídas nos colégios municipais e estaduais da cidade.

Maiara Bersch



Nenhum comentário: