Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Painel reúne pesquisas do curso de jornalismo

O segundo dia (11) do Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão (Sepe) 2010, apresentou trabalhos na área de jornalismo. Dois trabalhos em destaque foram as pesquisas das acadêmicas da UNIFRA Paola Marconde e Caroline Cecchin.
Moda, fotografia e internet foram a base da pesquisa, de Paola Marconde, sobre os aspectos comunicacionais do trabalho produzido pelo fotógrafo Scoot Schuman. O objeto de pesquisa é o estilo It Girl, termo referente a mulheres modernas, criativas, capazes de lançar tendência com seu próprio estilo. Paola afirma que a mídia é o meio que legitima este movimento fashionista: “ A fotografia de Schuman é capaz de inserir a mulher comum na mídia através de suas captações urbanas e casuais que servem de referência para o mundo da moda,” declara a acadêmica.
A campanha de comemoração aos 40 anos de Jornal Nacional é o corpus do trabalho estudantes Caroline Cecchin. Ela analisa a autorreferência que a emissora fez para elucidar o trabalho e a importância do telejornal para os telespectadores. Caroline relatou que durante a campanha de comemoração a Globo mostrou suas afiliadas por território nacional e as suas emissoras próprias durante matérias e vinhetas. Segundo ela o recurso de mostrar os bastidores é uma tendência nos meios de comunicação: “ a autorreferência vem sendo empregada em vários meios em busca de legitimação no campo midiático” afirma Caroline.
Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão (Sepe) 2010 , que ocorre no Salão de Atos do Conjunto 1 da UNIFRA, encerra nesta sexta-feira.
O

 Rita Barchet

Nenhum comentário: