Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Acadêmicos de jornalismo discutem suas pesquisas

Normalmente a faculdade de jornalismo tem duração de quatro anos. Durante este tempo há muitos trabalhos, provas, artigos, projetos e o tão esperado e temido TFG (Trabalho Final de Graduação). Este ano, os TFGs serão defendidos pelos acadêmicos do 8º semestre da Unifra entre os dias nove e 16 de dezembro. Uma oportunidade para os futuros formandos não enfrentarem direto a banca, é o SEPE, que está sendo realizado esta semana no campus I e II da instituição.

Leituras, escrita, análises, observações, orientações, dúvidas sobre o tema e a área de estudo e certo estresse. Esses são pontos pelos quais o acadêmico possivelmente vai passar ao desenvolver seu TFG. O trabalho que a acadêmica Caroline Cechin apresentou no SEPE nesta quinta-feira, dia 11, é intitulado “Autoreferencialidade na campanha dos 40 anos do Jornal Nacional”. Segundo Caroline a escolha sobre a área do seu trabalho surgiu logo no 6º semestre, “eu sempre gostei de telejornalismo. Não tinha bem definida a abordagem, mas tive algumas sugestões de colegas e a decisão foi bem na época da campanha dos 40 anos do jornal Nacional”, relata a aluna. A um mês de defender seu trabalho, ela reserva de duas a três diárias para as finalizações do TFG.

Para desenvolver seu trabalho, Caroline contou com a orientação da professora Carla Torres. Utilizando a metodologia “análise de conteúdo”, foram abordadas cinco reportagens e cinco entrevistas, onde eram mostradas afiliadas e repórteres que fazem parte da rede globo. Referencialidade, gêneros jornalísticos e contrato de confiança entre emissor e receptor foram alguns dos conceitos trabalhados no TFG.
 

Maiara Bersch

Nenhum comentário: