Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A comunicação em diferentes aspectos

Todos os anos o Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão (Sepe) é uma oportunidade para que os estudantes da UNIFRA possam mostrar seus trabalhos à comunidade acadêmica. Através dos pôsteres e das palestras, cria-se um ambiente para a divulgação dos resultados obtidos nas pesquisas de diversas áreas, além da troca de experiências entre alunos e professores.
No curso de jornalismo, as temáticas foram diversas, sempre relacionando um tema de interesse do aluno à comunicação.
 Na quinta-feira, 11 de novembro, entre os trabalhos expostos esteve o da acadêmica Paola Marcon, que teve como orientadora a professora Carla Torres. A pesquisa está em fase de finalização. Paola analisa as fotografias de moda produzidas por Scott Schuman, embasadas no conceito It Girl.
Em sua apresentação Paola destacou que as It Girls são “mulheres modernas e criativas, capazes de lançar tendências pelo seu próprio estilo”. Em seu trabalho, o fotógrafo Scott insere a mulher comum na mídia através de fotografias urbanas e casuais que acabam servindo de referência para o mundo fashionista. O objetivo da pesquisa é descobrir quais valores comunicacionais estão inseridos nas fotografias de Scott.
A acadêmica Alice Balbé também expôs sua pesquisa, que tem como tema o jornalismo investigativo na televisão e analisa os programas Conexão Repórter e Repórter Record. Para a análise, foram escolhidos 13 programas entre 31 de maio e 08 de julho de 2010. Após a seleção, Alice fez uma análise descritiva e separou os vídeos em reportagem, documentário e denúncia.
Ela também explicou algumas características das reportagens investigativas. “Os cenários remetem a investigação, fazem autorreferência e promoção. Também possuem uma linguagem de aproximação com o telespectador” destacou Alice.
O Jornal do Almoço, da RBSTV, foi o tema escolhido pela estudante Francine Boijink, que apresentou “Jornal do Almoço de Santa Maria: um estudo das interações”. A pesquisa tem como objetivo entender as estratégias internacionais dos apresentadores do jornal. Para isto, foram observadas linguagem verbal e não-verbal utilizadas pelos jornalistas. Franciele explicou que com o passar do tempo, os jornais passaram a utilizar mais gestos e deixaram o telepronper um pouco de lado. Estas e outras inovações inseridas no Jornal do Almoço são pesquisadas pela acadêmica.
Através dos trabalhos expostos, os participantes puderam compreender aspectos da comunicação em diferentes áreas como fotografia, televisão e internet. A pluralidade das pesquisas além de ampliar o saber, podem ter sido motivadora para que novos participantes estejam no Sepe de 2011.

 Andressa Scherer

Nenhum comentário: