Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fungos do solo podem ser combatidos com solarização

O solo é sempre preocupação para os agrônomos. Cuidar, pesquisar e tratá-lo é uma maneira de preservar o plantio e adquirir resultados positivos na colheita. No XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) um dos pôsteres expostos tratou sobre os fungos que prejudicam o solo.
Com a pesquisa “Controle de escleródios de Sclorotinia Sclerotiorum através da solarização do solo”, a estudante de agronomia, Claudia Dutra, 29 anos, falou do processo de pesquisa e dos resultados obtidos a partir dela.
A Sclorotinia é um fungo de solo que apresenta escleródios, estruturas de resistência, que se localizam no solo e que podem durar até seis anos. Esse fungo danifica algo que será plantado, seja uma planta ou uma raiz.
A pesquisa visa combater o fungo para que ele não comprometa plantações.
Segundo a estudante, a pesquisa é feita em uma fração do solo, coberta com uma lona preta e deixada exposta no sol. O tempo pode variar de 24, 36 e até de 48 dias para obter resultados. No entanto, os resultados mais positivos foram nos solos que ficaram 48 dias no processo de solarização. Essa foi uma maneira encontrada para combater o fungo Sclorotinia, e não ter mais problemas nas plantações. No entanto, Claudia acrescenta que o estudo só é feito para combater este fungo em específico, mas que outros podem ainda estar no solo.

Maurício Araujo

Nenhum comentário: