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sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A mídia está na sala de aula. E ensina ciências

A proposta é aproximar aluno e professor, utilizando a mídia como conexão. Eis o método da professora Ereni Meldt Motta, 55, que trabalha com as disciplinas de Matemática e Ciências nas turmas da 5ª série, na Escola de Ensino Fundamental Augusto Ruschi, localizada na Cohab Santa Marta, periferia da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
A professora Ereni é pós-graduada em Mídia e Ciências. Para ela, usar a mídia como ferramenta é fundamental para construção do entendimento das ciências.  Através dela a professora contextualiza o conhecimento e propicia a identificação dos alunos com disciplinas como a temida Matemática e a "difícil" Ciência.
A professora se aproxima dos alunos falando a sua linguagem e criando dinâmicas construtivas. Ereni trabalha com um blog que ela mesma construiu, o Aprendendo a Evoluir, para promover um espaço comum, acessível e atualizado para interações entre pessoas interessadas nesta proposta de trabalho.
Ereni posta vídeos de no máximo seis minutos. O material serve para discussão em aula, contextualizar e deixar os conteúdos mais visíveis à classe. Ali estão jogos, links com endereços de outros blogs para sugestão de pesquisa e atualizações científicas.
“Se eu os tenho (alunos) do meu lado, a matemática se torna prazerosa pra eles e pra mim também”, diz Ereni Motta.
Um exemplo da relação que a professora Ereni estabelece com seus alunos através do seu método de ensino é um vídeo feito pelos próprios alunos e disponível no site You Tube.
No seu método de ensino da matemática  a professora utiliza site de jogos educativos, tais como o Hot PotatoesNo site os alunos podem também fazer exercícios de outras disciplinas, como português e história. O site tem um visual fácil e próprio para crianças e adolescentes. Nele, num primeiro momento pode-se aprender as horas brincando com um relógio em nível fácil até o dificílimo. Existe um link para a aula de matemática, onde as crianças podem conhecer alguns tipos de moeda, fazer cálculos fracionários, resolver problemas matemáticos, estudar a tabuada, medidas aritméticas, entre outras particularidades da matemática básica. Isto tudo com um formato dinâmico, cores que dão um aspecto jovem ao site, e que chama atenção dos jovens para aprender de forma atualizada e conectada com as novas formas de ensino das ciências, tendo a mídia como suporte.
O site traz exercícios no formato de jogos divididos nas categorias: fácil, médio, difícil, ângulos e número. Estes exercícios são discutidos em aula, questionam-se os erros e os alunos tem outra chance para refazer as questões que erraram. 
Nas aulas de matemática Ereni destaca a importância da leitura, porque acredita que se os alunos adotam o hábito da leitura, fica mais fácil entender e pensar na matemática. Ela traz um saquinho com gibis e os alunos que terminam as lições primeiro tem duas funções: ou ficam de monitores auxiliando outros, ou lêem as revistinhas.
“Hoje não vejo um professor sem trabalhar com a mídia, se você não trabalhar com as mídias estará distante do que os alunos querem”.
A professora diz que aproxima os alunos através da mídia, como se fosse uma forma de falar a linguagem dos alunos. Quando esta aproximação acontece, somadas com a afinidade entre ela e a classe, fica mais fácil trabalhar qualquer disciplina. As mídias que têm mais abrangência, como é o caso da televisão e internet são as que mais contribuem para as suas aulas, sempre fazendo um link entre o conteúdo e uma notícia científica, um programa jornalístico que tenha uma boa credibilidade.
Para Ereni Motta não importa quanto tempo um professor leciona, ele precisa estar atualizado e buscar novas formas de ensinar,principalmente ao trabalhar com crianças e adolescentes numa geração cheia de informações de todos os lados. E nela, muito além de expectadores, os jovens estão conectados e os professores precisam falar a sua linguagem para aproximar tanto a classe como a disciplina para a sua realidade, construindo assim um novo conhecimento.

Por Sérgio Pinheiro

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