Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cultivo de bacuri gera lucros para a região amazônica

Você já comeu bacuri ou algo derivado dela? Ao menos sabe o que é? Sabe para que serve?

Vamos começar explicando que bacuri é uma fruta de gosto agridoce muito conhecida e cultivada na região amazônica. Atualmente o consumo da fruta tem aumentado e o mercado em ascensão pode fazer com que recupere áreas desmatadas através do cultivo e manejo da planta, o que também significa gerar empregos.

O que pode explicar uma procura tão grande, é que além do bacuri ser rico em potássio, fósforo e cálcio, ela pode ser usada na produção de geleias, sorvetes, doces e licores. A casca também pode ser aproveitada, e das suas sementes pode ser extraído um óleo utilizado para a produção de anti-inflamatórios e cicatrizantes.

Sua árvore pode chegar até 40 metros de altura e, segundo registros, a madeira do bacurizeiro foi mais procurada em 2009 do que a própria fruta. Ela é resistente e pode ser usada na construção de casas e embarcações.

Antes conhecida como “comida de mato”, agora o consumo de Bacuri toma grandes proporções e segue o mesmo caminho que outras frutas provenientes da Amazônia, como o Açaí.

relatos históricos que se referem à fruta. Um deles é o do padre jesuíta João Daniel, preso em Portugal no período de caça aos jesuítas. Na prisão, escreveu : “A fruta bacuri posto que tenha seus senões , também merece sua menção, pelo seu excelente gosto. . A sua árvore é famosa de grande, e também o fruto é bom de tamanho... Tem a casca grossa, e para dar a casca, e se abrir a fruta, quer maço, ou requer se dar com ela em uma pedra, ou pau; ...porque tudo são caroços vestidos ou revestidos de uma felpa por modo de algodão muito alva... é esta uns gomos da mesma massa, que serve de divisão aos caroços.”

Entre tantos, outro fato histórico do qual se tem registros sobre a fruta, é o da visita ao Brasil, em 1968, da rainha Elisabeth II, quando ela se encantou com o sabor do sorvete de bacuri e fez diversas encomendas posteriores.

Embora a coleta dos frutos seja feita na maioria das vezes em bacurizeiros que crescem naturalmente, a espécie tem sido cultivada por meio de mudas. São necessários alguns cuidados no manejo do bacurizeiro. As árvores têm que ser cultivadas a uma certa distância umas das outras, e deve ser feito roçagem nos primeiros anos de crescimento. Outro cuidado a ser tomado no cultivo da planta é manter as queimadas longe das plantações, já que o bacurizal é sensível ao fogo.

A formação de pomares manejados de Bacuri é uma importante alternativa para recuperar áreas degradadas nos estados do Pará, Piauí e Maranhão. Além disso, 20 mil ha destinado para a produção de bacuri podem render cerca de R$ 200 milhões anuais para a região, ainda reduzir problemas ambientais, gerar renda e empregos.

Fonte: Revista Ciência Hoje, Junho 2010.

Nenhum comentário: