Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Responsabilidade Ambiental da Petrobrás presente no último Intercom

Estudo de caso Petrobrás traz a comparação entre as ações de Marketing Ambiental e Comunicação Institucional e analisa o comprometimento da empresa com a responsabilidade social ambiental através de suas ações. Outro ponto em discussão é a divulgação das críticas feitas pela imprensa em relação às suas ações negativas com relação ao meio ambiente.
 O artigo foi apresentado pelas pesquisadoras da Faculdade Anhanguera de Jundiaí, Márcia Dias Barbosa Paduan e Célia Maria Cassiano, no XXXIII Congresso brasileiro de Ciências da Comunicação.
Segundo as pesquisadoras, foi possível constatar que ainda há necessidades de reavaliação nas ações quanto à responsabilidade ambiental da empresa. “De fato muitas informações analisadas sobre a Petrobras oscilam entre a imagem positiva e a imagem negativa da empresa vilã, que promove os graves acidentes ambientais”, afirmam.
O objetivo geral do trabalho foi desvendar as ações de marketing para ver se estão ou não em harmonia com a comunicação institucional. Para isso, a pesquisa foi embasada de duas maneiras: bibliográfica e documental. Livros, documentários, artigos científicos, vídeos, veículos na internet, site da Petrobras, site dos patrocinados e da imprensa em geral serviram de base para a investigação. 
Com o olhar contornado para o lado positivo da empresa, o artigo traz informações do site oficial da Petrobrás. De acordo com o site, a empresa confirma o compromisso da companhia em contribuir para a implementação do desenvolvimento sustentável. “Por meio de sua política de patrocínio ambiental, a Petrobrás investe em iniciativas que visam à proteção ambiental e a difusão da consciência ecológica”, afirma as pesquisadoras.
Entre as matérias analisadas, está a que foi divulgada no site do planeta sustentável em 2008. Essa matéria mostra que na última pesquisa realizada em 2007 do M&E (consultoria espanhola especializada na avaliação de companhias), a Petrobrás havia sido classificada na segunda posição no reconhecimento do compromisso da companhia com questões de governança, transparência, responsabilidade social e ambiental.
Como exemplo de matéria de cunho negativo está a publicada no site Eco-Finanças em 2009. Segundo o artigo a matéria enfatiza que a Petrobrás não cumpriu um acordo que prevê a implantação do diesel limpo em todo o território neutro, pedindo assim, mais quatro anos para produzir esse diesel.

Nenhum comentário: