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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Publicidade sustentável

“Sustentabilidade” é uma das palavras mais populares do início deste século. O mercado publicitário sempre foi alvo de críticas por incentivar o consumo, em detrimento da conscientização para questões ambientais. No entanto, muito graças à exigência dos consumidores, a publicidade começa a mudar seus paradigmas e demonstra maior preocupação com o planeta.
Com essa premissa, a pesquisadora Fabiana Cristina Perin desenvolveu o trabalho A Construção do Conceito de Sustentabilidade na Publicidade – Análise do Documentário Uma Verdade Inconveniente. Nele, Fabiana discorre sobre a utilização do documentário de Al Gore como ferramenta de divulgação dos problemas do meio ambiente, e de como é aplicado o conceito de sustentabilidade no longa-metragem.

É fato que a população está mais consciente. Consequentemente, ela exige das empresas uma postura responsável para com o ambiente. No artigo, Fabiana exalta que o marketing tradicional contribuiu para o crescimento do consumo irresponsável. Com a introdução de novos meios no processo de comunicação, como Orkut, Twitter e fóruns de discussão, houve um crescimento no feedback entre emissores e receptores.
O estudo de Uma Verdade Inconveniente (Dennis Guggenhein, 2007) mostra como as questões publicitárias e ambientais foram vinculadas no filme. Segundo a autora, a semelhança entre documentário e publicidade está no fato de que ambos defendem causas, apresentam argumentos e transmitem um ponto de vista.

Fabiana explica, ainda, que documentários como o analisado devem ser “difundidos enfaticamente”, visando mudanças e conscientização nos seres humanos. Para ela, isso é a base para “empresas que buscam credibilidade no mercado”. O trabalho foi apresentado no Intercom 2010, em Caxias do Sul.

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