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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pense verde, aja verde, compre verde

A discussão do Marketing Verde enquanto diferencial competitivo nas empresas, apresentada pelos pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Matheus Pereira Mattos Felizola e Fernando Bastos Costa, durante o Intercom de Caxias do Sul de 2 a 6 de setembro de 2010, defende que marketing e responsabilidade social, aliados à competitividade, norteiam o funcionamento e a propaganda de determinadas empresas, preocupadas em transmitir uma possível preocupação ambiental perante à população.
Junto a essa “responsabilidade” verde está o lucro que caminha ao lado das empresas que optam por investir em uma conscientização com o meio ambiente em suas produções.
Consumidores, enganados ou não, optam por adquirir tais produtos, mesmo pagando um valor mais alto e levam em conta a preocupação da empresa em preservar o meio ambiente. O apoio que a mídia oferece às questões ambientais facilita o trabalho das empresas, que buscam cada vez mais, o desenvolvimento e a conquista de clientes.
Segundo os pesquisadores, diante dos problemas ambientais que atualmente atingem o universo, as pessoas sentem-se na obrigação de fazer a sua parte, mesmo que seja comprando um produto ecologicamente consciente, na tentativa de salvar o mundo. Empresas com selos verdes são melhor vistas pelos consumidores. Resultado disso é a crescente competitividade das empresas que zelam pelo meio ambiente.
Felizola e Costa afirmam que aliada às instituições ecologicamente corretas, estão as ONG´s ambientais que incentivam a conscientização dos consumidores, facilitando ainda mais a atuação de marketing ambiental de determinadas empresas. No ato da compra, o consumidor deve estar ciente de qual benefício tal produto gera no meio ambiente. A presença de um selo ambiental não especifica de que forma a empresa trabalhou para minimizar os problemas ambientais. No rótulo do produto, devem estar especificados os benefícios que o produto gera no meio ambiente, como a maneira como foi extraída a matéria prima, por exemplo.
Percebe-se que essa conscientização ambiental, vem sendo disseminada entre as empresas, principalmente dos países desenvolvidos que percebem a crescente preocupação da população em adquirir produtos ecologicamente corretos.


Andressa Oliveira

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