Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mitos e verdades da FSP sobre o câncer e a ciência

Diante de tantas descobertas na área científica, mitos, medos e poucas verdades sobre doenças que ainda não encontraram a cura passam diariamente pela cabeça das pessoas.
Uma dessas doenças é o Câncer, que tem pelo menos 500 novos casos por ano no Brasil. Como se sabe, a causa da doença ainda é desconhecida. Somente alguns fatores que talvez possam contribuir para o seu avanço são conhecidos, mas o verdadeiro responsável ninguém ainda pode afirmar.
Pesquisa realizada por Carla Costa Garcia, mestranda em Comunicação e pós-graduanda em Jornalismo Científico pela Unicamp, evidencia como um dos maiores jornais do país, a Folha de São Paulo, aborda o tema e transcreve a linguagem científica para uma linguagem mais acessível ao público. Foram escolhidos e analisados 92 textos publicados no jornal durante o mês de Março de 2010.
Para a pesquisadora, o jornalista constrói a realidade uma vez que a notícia resulta do processo de produção definido como percepção, seleção e transformação dos acontecimentos num produto, as notícias.Traçado esse início, tem-se a mídia como item fundamental na divulgação e esclarecimento de novas descobertas.
Das 92 matérias, 26 podem ser consideradas de divulgação científicas, somente 28% das noticias vinculadas tem temas relacionados à pesquisa, tratamentos e fatores de risco.
As pesquisas mostram o desconhecimento de parte da população em relação a algumas questões sobre o câncer, mas na maioria dos casos é reconhecido o fumo e o excesso de bebidas alcoólicas como fatores que contribuem para o avanço da doença.
Observa-se que toda publicação constrói imagem sobre as doenças, uma simples escolha em publicar ou omitir um novo fato, molda a cabeça da população.
Para a Folha de São Paulo as matérias de divulgação sobre o câncer e o meio científico, são construções sociais, estabelecem limites entre os mitos e verdades, trazendo de forma acessível , temas que ainda são um grande mistério também para a ciência.
O trabalho foi apresentado no GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade durante o X encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Comunicação, que ocorreu em Caxias do Sul, na semana passada.

Carolina Henriques Baraúna.

Nenhum comentário: