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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Escolas do Sergipe produzem conteúdo científico em rádio web

A preocupação em levar temas científicos aos grandes grupos de pessoas motiva cada vez mais grupos a realizarem estudos sobre ciência. A necessidade de uma sociedade mais informada sobre temas científicos coloca aos meios de comunicação a responsabilidade de permitir que este acesso seja possível, além do interesse do público em se manter informado sobre assuntos que há tempos fugiam de seus objetivos.
Pesando nisso, um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa do Sergipe realizou um estudo sobre a relação dos meios de comunicação, especificamente o rádio, na disseminação de conteúdo científico. O grupo implantou uma rádio web com conteúdo científico em escolas da rede pública do Estado. O material elaborado a partir da realização do projeto foi apresentado na última semana, durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação de 2010, na cidade de Caxias do Sul – RS.
O uso da rádio online está atrelado à troca que este possibilita entre interlocutores e sua fundamentação de bidirecionalidade, ou seja, a capacidade de atingir um grupo que foge aos aspectos geográficos e ultrapassa as barreiras do conhecimento, quando também pode atingir não alfabetizados. Os pesquisadores se basearam em autores que citam a importância do contato do conteúdo científico já nas escolas com o papel de fortalecer o processo de produção e socialização da informação.
Tendo como base este e outros fundamentos, o grupo propôs a criação da rádio web para divulgação científica em escolas da rede pública do estado do Sergipe. Algumas escolas foram selecionadas de acordo com requisitos básicos à realização do projeto. A partir dessa escolha, os pesquisadores realizam oficinas para participação e implantação na Rádio Ciência e orientam as escolas na elaboração das grades de programação, bem como, a produção do material veiculado.
Apesar do projeto ainda estar em andamento algumas considerações já são feitas pelos autores. Eles destacam que além do compartilhamento do conhecimento, outro fator que o projeto vem a agregar é a produção de significados. Esta produção é entendida como a mobilização do ambiente escolar e pelos discursos dos alunos durante a busca de informações da comunidade cidadã até que se chegue ao tema científico. Os pesquisadores também acreditam que a produção na rádio online está possibilitando que o conhecimento ultrapasse barreira escolar, quando este pode ser propiciado a diferentes culturas e classes sociais.

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