Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Second Life transforma identidades

O Second Life (segunda vida) é um jogo on line que faz com que as pessoas de todo o mundo possam conversar em tempo real e se transformar em qualquer identidade. O usuário pode se vestir, ter posses, viajar, comprar e vender. Quanto mais o participante estiver conectado mais o seu personagem vai evoluir no jogo, ganhando dinheiro, energia e vitalidade. Não adianta apenas estar no jogo, pois é necessário se relacionar com outros personagens, fazer as necessidades fisiológicas e praticar exercícios físicos.

O Trabalho de Final de Graduação (TFG) do curso de jornalismo do acadêmico Rafael Krambeck trata de um assunto que vemos muito hoje em dia: a personalidade das pessoas diante da limitação da internet.
A internet possibilita estar onde se quer e ir além das limitações do corpo e da alma. O personagem pode ser visto da forma que quiser, o que significa vê-lo não necessariamente da forma como realmente é.

O estudo é realizado no campo da comunicação e é uma questão da configuração da identidade e da personalidade em um contexto contemporâneo.
O acadêmico busca entender a problemática a partir de uma abordagem etnográfica – a observação direta. Por exemplo, ele pretende observar o comportamento dos chamados ‘nativos’ de cada grupo num bar e depois verificar se as conclusões que chegamos são verdadeiras.
A área de estudos da cibercultura ainda é pouco explorada. O mundo virtual explora a sociabilidade e a comunicação como ato social. O aluno toma como base autores que falam da questão da identidade do ser humano como Anthony Giddens, Stuart Hall e Zigmunt Bauman. O trabalho está em desenvolvimento e deve ser finalizado até novembro de 2010.




Título: Meu Eu, Meu Mundo, Meu Outro: Um Estudo Etnográfico da Sociabilidade em Ambientes Gráficos Multiusuário Online (AGMUO) a partir da Dualidade Identidade/Representação.
Acadêmico: Rafael Soares Krambeck- (krambeckrafael@hotmail.com)
Orientador: Liliane Dutra Brignol

Por Monique Abade

Nenhum comentário: