Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A ‘realidade’ do Funk na mídia

Ligações Perigosas, a Criminalização do Funk na Mídia Hegemônica é o tema de estudo da acadêmica do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Flávia Alli, que vai estar na IV Jornada Científica de Jornalismo, quando irá apresentar sua monografia de conclusão de curso.

O foco de estudo que ela propôs a investigar na monografia é a relação que a mídia faz do funk com o crime através das modalidades discursivas. As representações políticas e sociais contidas nas grandes mídias acerca de produtos da cultura popular tais como a música e os bailes funks também serão abordados no seu trabalho.

As mídias que ela irá analisar são a revista Veja, os jornais O Estado de São Paulo a Folha de São Paulo e o site do G1, a partir de uma notícia do jogador de futebol, Vagner Love, que participou de um baile funk no Morro da Chatuba.

“Vou analisar o discurso dessas mídias em relação ao funk. Pretendo, desta forma, fazer um estudo de como o funk é criminalizado na mídia e a opressão que causa nessas culturas ditas populares, além da questão social”, explica.


Segundo a acadêmica, que é orientada pela professora do curso de História Roselaine Casanova Corrêa, as grandes mídias do país associam o tráfico de drogas e o crime aos bailes funks e em conseqüência às comunidades carentes, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.


Título: Ligações Perigosas, a Criminalização do Funk
Acadêmica: Flávia Alli (flavia.alli@hotmail.com )
Orientador: Roselaine Casanova Corrêa

Por Jucineide Ferreira

Nenhum comentário: