Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Leituras que podem curar

O Trabalho Final de Graduação (TFG) da acadêmica do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (Unifra) Gilkiane Cargnelutti de Mello é intitulado “Revista Mente & Cérebro: análise do discurso médico na divulgação científica”, uma pesquisa que mostra as estratégias utilizadas pela revista científica.

Os assuntos estudados fazem parte de uma coleção de seis revistas lançadas pelo veículo: Parkinson e Alzheimer; Autismo; Hiperatividade e epilepsia; Esquizofrenia e bipolaridade; Depressão; Stress e ansiedade.

O objetivo do trabalho é explicar o aumento da tematização de tais doenças com intuito de manter as pessoas informadas, levando o processo de legitimação dos conceitos para grandes empresas, universidades e pessoas públicas para que o público receba as informações de forma mais clara.

A acadêmica teve a idéia a partir de pesquisas e leituras específicas de publicações da área da saúde, com base em autores como Michel Foucault e Jean Clavreul. “Além de Foucault e Clavreul, a consulta é feita através de outros autores da área da sociologia, comunicação e jornalismo científico, como Zygmunt Bauman, Nilson Lage, Lilian Zamboni entre outros.”


IV Jornada Científica de Jornalismo
Dia 18 de junho de 2010 – 18:30 – 22h
Acadêmica: Gilkiane Cargnelutti de Mello
Orientadora: Rosana Zucolo
Título: Revista Mente & Cérebro: análise do discurso médico na divulgação científica


Por: Rafael Góes

Nenhum comentário: