Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pesquisa identifica grupo mais suscetível ao vírus H1N1

O vírus H1N1, causador da gripe A, é tema de pesquisa do professor e doutor em biologia celular e molecular Luiz Carlos Rodrigues Junior do Centro Universitário Franciscano (Unifra). Em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o professor realiza uma pesquisa sobre a análise da resposta celular ao vírus influenza H1N1 da gripe A.

O objetivo é descobrir a característica da infecção e a evolução clínica desse vírus. Além disso, busca compreender por que alguns indivíduos apresentam um quadro limitado e benigno enquanto outros um mais severo, com pneumonia e síndrome da angústia respiratória aguda. O projeto visa analisar a resposta celular linfocitária a antígenos imunodominantes do H1N1 quando à proliferação do vírus.

Segundo o professor Luis Carlos, o estudo será realizado em etapas distintas: “Na primeira fase, vamos fazer um inquérito epidemiológico, no qual será considerado o histórico de imunização, indicadores sócio-econômicos e de estilo de vida e saúde dos indivíduos. Depois, faremos uma avaliação da resposta celular infocitária in vitro e por último será realizado um estudo prospectivo considerando a evolução clínica dos pacientes que internarem por Influenza”, explica o professor sobre as etapas da pesquisa.
Participam do estudo como voluntários indivíduos de diferentes faixas etárias, vacinados contra o vírus influenza e a gripe sazonal, não vacinados ou que apresentaram infecção por H1N1.

Por:
Ana Laura
Jucineide Ferreira
Osvaldo Henriques
Tiago Sackis

Nenhum comentário: