Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

Curso de Enfermagem da Unifra realiza pesquisa sobre o crack

“Promovendo o viver saudável de usuários do crack do Município de Santa Maria” é o tema do projeto de pesquisa vinculado à Pró- Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão e realizado pelos professores do curso de enfermagem Dirce Stein Backes, Martha Souza e Diego Schaurich.

A pesquisa é qualitativa e de caráter construtivista, na qual participam em média 25 usuários de crack, 30 familiares, 20 profissionais, 30 alunos, além dos docentes. Os alunos envolvidos na pesquisa possuem bolsa e são dois da graduação, um do mestrado e dois do doutorado.

A pesquisa tem o objetivo de compreender o significado do viver saudável dos usuários que estão em uma situação social vulnerável. O foco da pesquisa é a prevenção e o tratamento. Entretanto, a família do usuário também possui uma atenção especial, pois segundo a coordenadora, professor Dirce Backes, a família sofre e precisa possuir uma certa estrutura para colaborar com a recuperação do usuário.

Os pesquisadores trabalham com os usuários do centro de reabilitação do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo localizado na Av. Presidente Vargas.
A epidemia de crack vem preocupando o estado do Rio Grande do Sul que vem se mobilizando para combater a droga. Só o estado possui cerca de 50 mil usuários, conforme dados apresentados pelo próprio projeto.



Por:

Carine Horstman
Marcelo Figueiredo
Andrez Granez
Bernardo Bortolotto

Nenhum comentário: