Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

Aquecimento solar de baixo custo

Destinados à calefação de água, os aquecedores solares de baixo custo seguem os mesmos princípios de funcionamento dos convencionais. Porém, com a substituição dos componentes por elementos alternativos, de baixo custo ou recicláveis, como é o caso dos aquecedores que usam garrafas do tipo PET e embalagens Tetra PAK.

Segundo a professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo Minéia Johann Scherer, uma das professoras que desenvolve esta pesquisa, o projeto de pesquisa em desenvolvimento no Centro Universitário Franciscano tem como principal objetivo avaliar o desempenho e a viabilidade de se utilizar os aquecedores solares de baixo custo.

A instalação envolve os seguintes componentes: placas solares, reservatório de água quente e tubulações necessárias para abastecimento do chuveiro ou outro ponto. Geralmente é posicionada na cobertura da edificação, sendo que o fator principal para sua eficiência é a correta orientação solar, com a maior incidência possível de sol nas placas.

Por se tratar de sistemas que utilizam em grande parte elementos recicláveis, o custo para a confecção e instalação é reduzido, porém variável, já que depende do volume de água que se pretende aquecer, da quantidade de canalizações necessárias, do tamanho e tipo de reservatório escolhido, entre outros fatores.

“Caso seja comprovada tecnicamente sua viabilidade, o próximo passo deste projeto é divulgar e incentivar o seu uso pela população, especialmente para famílias de baixa renda”, explica. Para tal, serão buscadas parcerias com as associações de moradores, com a Prefeitura Municipal e com outras instituições que possam de alguma forma contribuir para a instalação desses sistemas nas comunidades santa-marienses.
Para mais informações é só entrar em contato com a professora Minéia Johann Scherer, email: mineiaarq@yahoo.com.br



Por:
Renata Ceratti
Rafael Góes
Vanessa Roepke
Claudia Monique Zappe Abade

Nenhum comentário: