Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O influenciável jornalismo informativo

O gênero jornalismo informativo é o mais utilizado nos meios de comunicação e serve para divulgar fatos relevantes para a sociedade. Mas é comum esta prática jornalística sofrer influência principalmente do gênero opinativo que tem o objetivo de difundir opiniões.
O caso Rodin, foi um dos acontecimentos mais polêmicos da história política do Rio Grande do Sul, pois envolveu alguns dos principais lideres do estado, como a governadora Yeda Crusius, o presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado) João Luiz Vargas, deputados estaduais e federais, além de pessoas ligadas aos acusados. Deflagrada em 6 de novembro de 2007 e com foco em Santa Maria, RS, por envolver a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e a Fatec (Faculdade de Tecnologia), a Operação Rodin teve seu ápice em agosto de 2009. Na época, a mídia divulgou diariamente matérias sobre o tema. Além disso, colunistas expressaram suas opiniões sobre o caso.
“Estou engajada em descobrir até que ponto o jornalismo opinativo influencia a redação e se há relação política”, relatou Camila Gonçalves, do sétimo semestre do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano.
A acadêmica analisa matérias publicadas nas páginas de editoria política do jornal Zero Hora, focada principalmente na Coluna Página 10, da autora Rosane de Oliveira e em seu blog: http://wp.clicrbs.com.br/rosanedeoliveira, disponível no site do jornal Zero Hora. Camila vai analisar as matérias e colunas publicadas no período de 14 a 18 de setembro de 2009, período em que foram divulgadas provas, como ligações telefônicas dos envolvidos.
Através da analise de discurso ela vai procurar entender em que medida o jornalismo opinativo influencia a prática do jornalismo informativo no caso da tematização da Operação Rodin.


IV Jornada Científica de Jornalismo
Dia 18 de junho de 2010, Salão de Atos, Conjunto 3 da Unifra.
Título: Caso Rodin pelo jornal Zero Hora: um estudo da contaminação do gênero informativo pelo opinativo
Acadêmica: Camila Gonçalves (camilajornall@hotmail.com)
Orientador: Daniela Hinerasky


Por: Leandro Gonçalves

Nenhum comentário: