Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Jornalismo investigativo na televisão

O jornalismo investigativo é uma categoria jornalística realizada para desvendar temas pouco explorados pelo jornalismo no cotidiano das redações. As reportagens são direcionadas a tematizar questões que visam descobrir mistérios e fatos que estão escondidos ao olhar do conhecimento público. A atuação desta área é mais voltada a questões relacionadas à crimes e casos de corrupção, que podem, eventualmente, virar notícia.
A acadêmica e formanda em Jornalismo pelo Centro Universitário Franciscano, Alice Dutra Balbé, pesquisa o jornalismo investigativo e se propõe a analisar os programas Repórter Record e conexão Repórter do SBT. Ambos são considerados programas de jornalismo investigativo. Alice conta admira o tema e tem curiosidade sobre assuntos abordados no jornalismo investigativo e também lhe interessa o modo como eles são resolvidos.
Segundo a acadêmica, para estudar o jornalismo investigativo deve-se ter um senso diferente, um faro diferenciado, uma curiosidade mais aguçada e um olhar interessado. “Comecei a assistir o Conexão Repórter e gostei muito, porém ao mesmo tempo assistia ao Repórter Record que na época, era apresentado pelo Roberto Cabrini, que está atualmente no SBT”, explica
O problema de pesquisa de Alice remete a quais elementos do jornalismo investigativo podem ser identificados e visualizados nos programas Conexão Repórter e Repórter Record. Para a realização deste trabalho, Alice utiliza o método de estudo comparativo, descritivo e analítico, para desempenhar as análises e questionamentos do seu Trabalho Final de graduação de Jornalismo, a ser defendido no segundo semestre de 2010.

IV Jornada Científica de Jornalismo
Dia 18 de junho de 2010
Acadêmica: Alice Dutra Balbé
Orientadora: Viviane Borelli
Título: Jornalismo investigativo na televisão brasileira: uma análise dos programas Conexão Repórter e Repórter Record.
Email para contato Alice: Alice_balbe@hotmail.com


Por: Vanessa Ropke

Nenhum comentário: