Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O destaque da morte nas mídias

A pesquisa feita pelo acadêmico do 7º semestre de Jornalismo da Unifra, Jonathan Rodrigues, e com orientação da professora Sibila Rocha trata do tema morte no contexto da mídia e o com enfoque na morte do militante do MST Elton Brum da Silva no confronto que ocorreu agosto do ano passado em São Gabriel, Rio Grande do Sul, na desocupação da fazenda Southall. A pesquisa de Jonathan Rodrigues aborda as diferentes cobertura dos jornais santa-marienses Diário de Santa Maria e A razão no final de semana após o acontecimento.

Quando elaborava seu projeto de pesquisa, Rodrigues teve dificuldades para definir o seu tema. A escolha dessa abordagem se deu porque gosta de temas históricos e políticos e acredita ser interessante acompanhar os movimentos sociais e como eles são tratados pela mídia. “Acompanho sempre que posso as coberturas da mídia. E depois que passei a investigar mais, tive acesso a mais informações, me interessando ainda mais”, afirma Rodrigues.

Os principais objetivos da pesquisa são: descrever os modos que as informações foram apuradas pelos dois jornais, comparar as coberturas e analisar as estruturas de cada jornal.
Os métodos utilizados para que a pesquisa se realize são de análise de conteúdo e de discurso para constatar as estratégias textuais dos jornais. A pesquisa é de caráter qualitativo e deve ser finalizada até novembro de 2010.
Os autores que sustentam o estudo são Nelson Traquina, Antonio Fausto Neto, Maurice Mouillaud e Christa Berger.


Título: A morte no contexto midiático
Acadêmico: Jonathan M.M. Rodrigues (jonathan_mr85@hotmail.com)
Orientador: Sibila Rocha


Por: Juliana Bolzan

Nenhum comentário: