Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Interatividade na Televisão

A interação dos apresentadores do Telejornal do Almoço de Santa Maria, RS é o tema de pesquisa da acadêmica de jornalismo do 7º semestre do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Francine Boijink. Para desenvolver o Trabalho Final de Graduação (TFG), a acadêmica começou a pensar nesse tema desde o 3º semestre, quando escolheu a televisão como objeto de estudo.

O projeto de pesquisa baseia-se na observação e na análise do Jornal do Almoço durante dez dias assim definidos: cinco dias no mês de outubro de 2009 e cinco dias no mês de abril de 2010.
Autores como Martin-Barbero, Olga Curado, Antonio Fausto Neto, Eliseo Verón dão sustentação teórica à pesquisa que se centra em questões como a interatividade, o contrato de leitura e a enunciação dos apresentadores.

No início da elaboração de seu pré-projeto, Francine conta que encontrou dificuldades para delimitar o objetivo principal da pesquisa. “Depois defini a linguagem verbal e não-verbal como o foco”, explica.

A partir de observações, a estudante notou que houve mudanças na forma de interação dos apresentadores desde 2009, quando passaram a conversar entre si e gesticular mais em frente às câmeras ao invés de somente ler e chamar as matérias.

Acadêmica: Francine Boijink
Orientador: Carla Torres
Título: Jornal do Almoço/Santa Maria: um estudo da interação dos apresentadores

Por: ____________

Nenhum comentário: