Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

Estudo analisa abordagens dos jornais sobre a apresentadora Xuxa

A construção de distintas realidades construídas pela mídia acerca de um mesmo fato é o tema central da pesquisa: “Verdades ou Interesses no Discurso da Mídia: o caso Xuxa no Festival da Canção de Viña del Mar”, de Cassiano Cavalheiro, acadêmico do 7º semestre do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (Unifra).

O estudo será feito através da analise da capa do jornal O Globo (21/02/2000), a matéria de abertura do programa Fantástico da Rede Globo (27/02/2000) e a repercussão da cobertura midiática sobre o caso. Segundo o acadêmico, as diferenças entre as abordagens feitas pelas matérias eram grandes e passavam idéias diferentes do mesmo fato. “Escolhi esse recorte, pois acho curioso como uma mesmo fato ou história é contado e veiculado pela mídia de diferentes formas criando diferentes realidades. Isso acaba indo contra do que se espera do Jornalismo, que é ter clareza e objetividade, o quando na verdade temos discursos opacos e com significados nas entrelinhas” justifica.

Um dos maiores problemas encontrado foi o recolhimento do material a ser analisado. Cassiano conta que como o fato ocorreu há 10 anos ele teve de buscar a matéria em bancos de dados e em sites especializados em produtos midiáticos como o Observatorio de Imprensa.
O estagio atual deste e de outros trabalhos foram vistos na IV Jornada Cientifica de Jornalismo da Unifra que ocorreu no último dia 18 de junho, das 16 às 22h, no Salão de Atos, prédio 13 do Conjunto 3 da Unifra. Mais informações podem ser encontradas clicando aqui.

Por:
Osvaldo Henriques Maia

Nenhum comentário: