Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Telejornalismo e o conhecimento do cotidiano

O título acima refere a uma das pesquisas realizadas por Alfredo Vizeu, pesquisador da área de telejornalismo e professor da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). O trabalho analisa a influência do telejornalismo no cotidiano e na forma como o público percebe o mundo a partir dele. A hipótese apresentada é a de que os telejornais brasileiros desempenham de forma central processos de conhecimento do mundo.

O autor busca pistas para a compreensão de como são construídas as realidades sociais dentro de uma redação. O trabalho é dividido em quatro etapas:" a construção social da realidade, características do campo do jornalismo, a teoria construtivista da notícia e as representações sociais no jornalismo."

Ao apontar que o jornalismo adota certos valores-notícias, afirma que são eles que determinam o que será ou não publicado. Nesse cenário leva-se em consideração determinados fatores como a importância - a quantidade de pessoas envolvidas, proximidade geográfica e o envolvimento de pessoas famosas -, e o interesse ou as histórias inusitadas e os aconntecimentos excepcionais. Para o estudo foram utilizados, dentre outros, autores como Bakhtin, Bordeau e Goffman

O autor relata como os critérios de noticiabilidade influenciam no "produzir notícias" , como se dá a organização do trabalho dentro de uma redação e as rotinas produtivas dos profissionais. Todas a aplicações também se referem ao telejornalismo, que é visto pelo autor como uma possibilidade das pessoas terem conhecimento do que acontece no mundo, uma forma de contato com outras realidades a partir do que é veiculado.

Nenhum comentário: