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terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A construção de identidades coletivas

Com o surgimento dos meios de comunicação e com os avanços tecnológicos permitiram aos usuários o acesso à informações e a construção das identidades. Sobre essa questão Rousiley C. M. Maia, da UFMG, publicou a pesquisa sobre Identidades Coletivas, negociando novos sentidos, politizando as diferenças, no IX Compos, no ano de 2000.
O consumo de informações midiáticas provoca no receptor das mensagens a produção de sentido. A pluralização de conteúdos divulgados pela mídia permite ao leitor escolher assuntos nos diferentes segmentos da sociedade, que seja de seu interesse e, assim, constrói sua própria identidade. A diferença aqui se faz presente na medida em que as pessoas buscam consumir conteúdos de seus gostos e desenvolvem uma capacidade crítica e reflexiva. A diversidade cultural é resultante desse processo de construção de conhecimento.
O autor constata por meio da pesquisa que as identidades coletivas estão relacionadas aos grupos sociais que possuem tradições em comum ou que compartilham mesmos interesses. Portanto, os laços sociais são reforçados pelo sentimento de união e cooperação entre os integrantes. O reconhecimento dos membros se deve pelo sentimento de solidariedade, por lutaram e reinvindicarem pelos mesmos objetivos.

Vanessa Barbieri Moro

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