Pesquisar este blog

sábado, 14 de novembro de 2009

Triagem direciona encaminhamento psicológico

" O desafio do grupo de triagem para adolescentes" foi a pesquisa de duas acadêmicas de Psicologia do Centro Universitário Franciscano. Márcia Elisa Jager e Greyce Rocha Beltrame apresentaram suas considerações sobre o estudo pioneiro na Clínica Escola: Laboratório de Práticas profissionais em Psicologia da Unifra.
O público analisado pelas estudantes foi de adolescentes e pré-adolescentes. Uma cuidadosa e extensa seleção foi elaborada pelas estagiárias. O processo de “escuta” - termo usado para entrevista, quando pais e pacientes são entrevistados-, serve para direcionar o atendimento, planejamento e desenvolvimento das atividades. Um dos objetivos é evitar que haja desistência. Este é um fator bastante observado devido à faixa etária do grupo.
A decisão de realizar essa pesquisa se deve ao elevado número de crianças e adolescentes na lista de espera. Fazendo um grupo de triagem poderia direcionar melhor os pacientes, com encaminhamento efetivo. “Havia pessoas na lista de espera com casos que a Clinica Escola não atende”, afirma Márcia Elisa Jager.
A transição de fase vivida pelo público analisado- idade entre 14 e 18 anos, a vivência e construção de novos valores são questões que geram conflitos familiares. O acolhimento e conforto são indispensáveis para que o paciente fale sobre suas necessidades direcionando o encaminhamento. Tudo para que o grupo fosse o mais homogêneo possível.
As alunas do 10º semestre tiveram a supervisão da professora Cristiane Bottoli.



Marta Kochann.

Nenhum comentário: