Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Imigração italiana e alemã no RS

Imigração e ocupação de alemães e italianos, segundo aspectos geográficos, no Estado do Rio Grande do Sul. Esse foi o título do pôster produzido pelos acadêmicos de Geografia da Unifra Alana Roos, Victor Oliveira, e Thiago Cristaldo no XIII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão da Unifra(SEPE). O trabalho foi realizado sob a orientação da professora Elsbeth Leia Spode Becker e foi desenvolvido na disciplina de Projeto Coletivo de Extensão I.
Conforme o estudo, esses dois povos vieram para o Brasil pela diversidade de terras e pela extensão do território do país. A Alemanha e a Itália não supriam as necessidades básicas da população e o Brasil estava investindo na ocupação das suas terras. A localização geográfica influenciou na distribuição desses povos que tiveram de se adaptar as condições que encontaram e isso justifica a forma de sustento que cada grupo passou a desenvolver.
Segundo uma das integrantes do trabalho, Alana Roos, o trabalho é uma forma de contribuir para o conhecimento da cultura da região, muito influenciada pelos dois povos. O artigo desenvolvido aliou as questões históricas à geografia. Segundo a acadêmica, foi montada uma maquete em 3D, na qual foram colocadas legendas dos locais que foram ocupados pelos imigrantes das duas nacionalidades, citadas acima, aqui no Rio Grande do Sul.

Francine Maria Boijink

Nenhum comentário: