Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Crianças com AIDS Institucionalizadas

Na tarde desta quarta-feira, 11 de novembro, a acadêmica do 6º semestre do curso de enfermagem apresentou a pesquisa realizada pela equipe da área da saúde, Hilda Maria Freitas, Melissa Braz, Elisangela Colpo, Camila Vargas e Cláudia Zamberlam, sobre a vivência dos familiares de crianças com AIDS Intitucionalizadas, ou seja, crianças portadoras do vírus que vivem em instituições.
As responsáveis pelo trabalho tiveram encontros semanais com as famílias de crianças com AIDS institucionalizadas. As atividades tiveram como objetivo esclarecer dúvidas existentes por familiares e pessoas que lidam com crianças com a doença.
Segundo Tauana, saber sobre os anseios vivenciados e trocar experiências entre os familiares foi importante para melhorar as informações sobre o tema, uma vez que é pouco comentado e pouco estudado o assunto.
A acadêmica relatou que foi concluído que as crianças com AIDS Institucionalizadas possuem sonhos e expectativas de vida, assim como qualquer pessoa. As crianças normalmente são abandonadas em clínicas pelo preconceito e pelo fato de muitas famílias não terem condições de manter um tratamento adequado. É comum terem outros membros do grupo familiar para sustentar e se preocupar.
No Brasil foram constatados no ano passado mais de 500 mil casos de Síndrome da Imunodeficiência adquirida.

Vinicius Ferreira

Nenhum comentário: