Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Estudantes realizam pesquisa sobre o saneamento da Vila Valdemar Rodrigues

No XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) do Centro Universitário Franciscano (Unifra), que teve início nesta manhã, e é realizado até sexta-feira, dia 13 de novembro, os alunos apresentam trabalhos nas modalidades oral e pôster. Na tarde de hoje, na área de Ciências Tecnológicas, o curso de Engenharia Ambiental, foi discutudo o estudo sobre “Saneamento básico na bacia escola urbana do Arroio Esperança em Santa Maria- Rio Grande do Sul”. No Rio Grande do Sul, somente 27,43% dos domicílios urbanos são ligados a uma rede coletora de esgoto sanitário. Os domicílios restantes ou possuem soluções individuais simplificadas para tratamento do esgoto ou lançam indevidamente na rede pluvial, no solo ou cursos d’água. A pesquisa teve inicio no semestre 1/2009 pelos universitários Luis Felipe Steckel (10º semestre) e Regis Leandro da Silva (8º semestre), com a orientação da professora Delmira Wolff.
“O foco era avaliar a situação atual do saneamento e propor melhorias na Vila Valdemar Rodrigues, abrangendo principalmente uma área de ocupação indevida, visando identificar as fontes pontuais de poluição por esgotamento sanitário no córrego esperança”, explica Steckel.
Eles também explicam que fizeram visitas ao local para verificar a destinação dada ao esgoto doméstico de cada residência.
A importância do trabalho é demonstrada pela necessidade do tratamento do esgoto doméstico daquela população. Silva finaliza com a seguinte maneira: “A implantação de um sistema de tratamento de esgoto descentralizado mostra-se uma opção viável e necessária para a vila citada”.

Nenhum comentário: