Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cuidados com os idosos

A terceira idade é conhecida nos dias de hoje por muitos como a “melhor idade”, porém, é nesta época da vida que as pessoas acabam perdendo muito de sua autonomia e precisando de cuidados como quando eram pequenas. Observar as relações dos idosos com uma instituição particular e filantrópica específica para esta idade da vida foi o objetivo do estudo dos alunos de psicologia Juliana Vieiro, Rafael Londo e Josiane Abaid.
Para isto os acadêmicos observaram as relações dos mesmos entre eles, a relação deles com a instituição e com os estagiários. Eles observaram que há um melhor relacionamento com os parceiros com os quais eles dividem os quartos, formando assim o que poderíamos chamar de uma “panelinha” mesmo nesta idade.
Em relação aos funcionários do local eles chamam com freqüência aos internos de “ vovozinho”, “vovó” - e tratamentos similares, o que segundo os pesquisadores tira a subjetividade deles. Assim como os estagiários da Educação física que têm projeto com idosos, e os infantilizam tratando-os também dessa maneira. Além disso, muitas vezes eles são “subornados” a participar das atividades com doces e outras recompensas.
A estrutura tem pontos que estão de acordo com os sugeridos pelos livros sobre as necessidades dos idosos, como os corrimões para ajudar na locomoção, e ainda alguns aspectos que precisam ser melhorados, como o fato de todos usarem as mesmas roupas. Apesar de alguns aspectos negativos os estudantes chegaram à conclusão que a instituição se esforça para atender bem à terceira idade, apesar de enfrentar problemas financeiros.

Ananda Delevati

Nenhum comentário: