Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ciência ao informar

Noticias relacionadas à ciência possuem várias peculiaridades que somadas as próprias dificuldades no ambiente científico, a produção da informação. Só de ser veículada em um meio de extrema repercussão, como a revista science, conota uma importância muito grande à matéria. Descobertas lançadas por ela em suas publicações, costumam ter um trabalho de pesquisa e acompanhamento por ela própria, ou seja, a matéria que saiu em 2005 foi baseada em dados mostrados pela revista em 2004.
O foco está na suposta descoberta realizada pelo pesquisador sul-coreano Woo-suk Hawang, sobre clonagem de células-tronco, que foi amplamente divulgada pela science e que mais tarde provou-se que se tratava de uma fraude. Esta situação constrangedora foi levada ao público por seu editor chefe que teve como missão pedir desculpas à toda comunidade científica . Mas será que a publicação teve culpa?
Fazendo um breve histórico sobre as publicações cientificas em geral, nota-se que muitas vezes o trabalho jornalístico teve que se explicar de vários equívocos. Na realidade o jornalismo científico detém uma responsabilidade muito grande. Uma publicação da abrangência de uma science pode determinar novos rumos dentro da sociedade mundial.
No Brasil, por ser um pais de extensões continentais o âmbito científico é muito grande, emglobando vários temas. O que pouca gente lembra é que ciência também fornece dívisas, e o Brasil sendo um país em desenvolvimento, conta muito com sua divulgação.
Mateus Martins

Nenhum comentário: