Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A busca pela longevidade

Depois de certa idade as marcas do tempo começam a perturbar a maioria das pessoas. Muitos não estão preparados para encarar mais uma etapa da vida: o envelhecimento. A medicina sempre avança com novas tecnologias, procedimentos dermatológicos e cirurgias plásticas para retardar a longevidade.
Mas afinal, por que envelhecemos? Porque o sistema biológico do corpo humano, à medida que o tempo passa, não consegue desenvolver estratégias para sobreviver num ambiente que está em constante mudança. A explicação é do biólogo Emílio Antônio Jeckel Netom, diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em entrevista ao Ciência Hoje Online.
Os estudos relacionados à longevidade estão mais associados à questão ambiental do que ao próprio organismo humano. Porém, o assunto fica mais claro nas descobertas na área da saúde que buscam aumentar a expectativa de vida da população, com o lançamento de novos remédios no mercado, de como evitar o risco de contaminações em decorrência dos problemas ambientais causados pela expansão das cidades e industrialização.
Os estudos científicos sobre medicina e saúde buscam prolongar a qualidade de vida das pessoas e a longevidade através da oferta de novos métodos. Nem todos alcançam os resultados que prometem. O consumidor deve ficar atento às propagandas publicitárias de produtos diversos, e não se deixar levar pelas promessas de resultados milagrosos.


Vanessa Barbieri Moro

Nenhum comentário: