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quarta-feira, 21 de outubro de 2009

YouTube também é cultura




A página de web “Youtube.com” foi analisada pelo jornalista Paulo Henrique Serrano. Ele avaliou o potencial do site de armazenamento de vídeos quanto seu potencial emprego na educação. Após delinear as ferramentas disponibilizadas para promover a melhor utilização dos vídeos, Serrano chegou a conclusão que, apesar de não ser usado, freqüentemente, com esse fim, o site pode auxiliar na difusão de conhecimentos na web.

Apesar de os vídeos mais vistos do site trazerem a “estética do grotesco”, ou seja, situações absurdas, como a famosa “Dança do Quadrado”, o pesquisador lembra que esses conteúdos exemplificam a maior liberdade de publicação propiciada pela web. Assim, materiais de caráter político que mostrem bastidores e denúncias poderão ser também podem ser disponibilizados sem o limite típico dos meios de comunicação em geral.

Sobre a utilização do canal de vídeos como ferramenta de ensino, Serrano levanta a possibilidade da postagem de vídeos gravados de videoconferências ou palestras, como a ministrada por Lúcia Santaella no III Congresso Internacional de Semiótica na UFES. Além destes, também podemos encontrar vídeos explicativos, que vão desde dicas culinárias a origamis.

Mas não apenas nos vídeos que Serrano aponta a possibilidade de gerar conhecimento. No site, são disponibilizados espaços para postagem de comentários sobre o filme em questão. Os visitantes podem discutir e complementar o vídeo e os comentários feitos pelos outros usuários, formando assim um conhecimento coletivo.

O compartilhamento de interesses e conhecimentos tem a única fronteira do interesse pessoal nos conteúdos. Cada internauta tem a liberdade de filtrar o dilúvio informacional, de acordo com seus próprios critérios e interesses. Qualquer conteúdo audiovisual encontra nesse site um suporte digital eficiente e gratuito.

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