Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Novas formas de combate a depressão

Um estudo desenvolvido em ratos, comprovou que a eletroacupuntura reduz os efeitos associados à depressão. A pesquisa constata que, os efeitos estão diretamente relacionados aos níveis de serotonina no sistema nervoso central.
O resultado está em um artigo publicado na Ciência Hoje de outubro corrente. Ela traz a pesquisa realizada por cientistas do laboratório de Pesquisa em Acupuntura da Universidade Federal de São Paulo(USP), explicando a passagem da corrente elétrica pelo corpo após a inserção de agulhas, assim que obtida a sensação de QI, descrita como sendo de um fluxo de calor pelo tronco e pelos membros de acordo com o movimento.
A China, primeiro país a utilizar o recurso terapêutico em pacientes com depressão, durante a década de 30, também vem realizando vários experimentos com pacientes para comparar o uso da eletroacupuntura com as drogas antidepressivas tricíclicas, e os resultados mostram que a melhora é semelhante ao uso de fármacos.
Os resultados divulgados são promissores, embora a pesquisa se encontre em estágios iniciais e envolva um número pequeno de pacientes. A teoria de que a eletroacupuntura poderia estimular a quantidade de mensageiros químicos serotonina e norepinefrina no cérebro explica que nos casos de depressão, ocorre um desequilíbrio dessas duas substâncias químicas no cérebro.
Antes de decidir por qual tratamento optar, o paciente deve consultar um médico, sempre consciente de que os medicamentos devem ser ingeridos quando não há outros métodos de melhora, pois antidepressivos, se usados sem prescrição podem causar dependência.
É importante que o paciente durante a consulta, questione o médico sobre a possibilidade de fazer os tratamentos paralelamente. A maioria dos medicamentos antidepressivos que existe no mercado, trata a depressão aumentando o nível de serotonina no encéfalo. A eletroacupuntura também aumenta a concentração da serotonina no sistema nervoso central, dessa forma, ela pode ser terapia adjuvante eficaz no tratamento da depressão.

Nenhum comentário: