Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A liberdade dos jovens quanto ao uso da internet

A última pesquisa realizada pela SaferNet Brasil – São Paulo divulgou que 87% por jovens não possuem restrições quanto ao uso da internet e 53% deles tiveram contato com conteúdos agressivos ou consideráveis impróprios para a idade. Com a tecnologia evoluindo cada vez mais alguns jovens possui liberdade no acesso a internet.
Com pais exigentes há cuidados restritos ao uso da tecnologia, a comerciante, Simone Lopes, 38 anos, que tem uma filha de 12 anos conta que observa sempre sites que a filha Amanda navega. “Cuido exatamente tudo, não podemos duvidar de nada, sempre estamos desconfiados, o abuso sexual infantil esta solto pela internet e não podemos relaxar nos cuidados, hoje não estamos livres de nada”, relatou Simone.
Alguns anos atrás as brincadeiras e diversões das crianças e pré-adolescentes eram outras. Bonecas, jogos educativos, carrinhos, até na rua havia movimento da criançada. O estudante Roberto Almeida, 17 anos, explica que quando era mais novo, tinha muito incentivo dos pais pelo não uso da internet. “Meus pais me presenteavam com muitos livros, jogos, para que eu não utilizasse a internet, mas hoje, não têm como, preciso para trabalhos escolares e até mesmo diversão, os tempos mudaram.”, esclarece Almeida.
Orkut, MSN, Twitter, Youtube, são os mais procurados pelos jovens, são poucos os que não possuem uma página na internet. A estudante Laura Menezes, 15 anos, comenta que não gosta desta modernidade. “Não há mais almoço ou jantar com a família, no fim as pessoas passam tanto tempo na frente do computador que não aproveitam mais nada, acesso apenas meu e-mail e quando preciso pesquisar algo para a escola, de resto não me faz falta.”, diz Laura.
Talvez o uso ta internet seja uma polêmica em algumas casas, mas usada com moderação e com cuidado, não há problemas de navegar por ela. “Os pais são responsáveis pelos menores de idade, já os maiores de dezoito anos sabem até onde podem ir”, explica o psicólogo Cleuber Rodrigo do Amarante. O psicólogo Amarante ainda conclui que: “As pessoas sabem os perigos que a internet trás, o fato é utilizar sites confiáveis e não fazer dela a única atividade da vida”.


Por Thaís Bueno

Nenhum comentário: