Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Relações on line e o mundo real

Valores morais e atos tradicionais de família são cada vez mais escassos. As pessoas se tornaram individualistas. Cada um no seu mundinho, ou, no seu computador. Desde a chegada da televisão as mudanças foram acontecendo rápido demais. Com a Internet, então, foi como se avançássemos 20 anos em cinco. Os relacionamentos, antes preservados, agora se diluem com a mesma rapidez, afirma o servidor público e pai de dois meninos, Paulo Vieira. Para ele, o avanço da tecnologia e da Internet foi fundamental no desenvolvimento humano, mas tem a mesma importância pelo lado negativo. " O problema é que as pessoas nunca se satisfazem com o tempo que ficam conectados", acrescenta Vieira. Muitos pais se preocupam hoje porque os filhos não saem de casa, mas ficam horas e chegam a passar a noite toda no computador. MSN, Twitter, Facebook são alguns dos sites mais acessados pelas pessoas, na maioria jovens.
Com medo de ceder aos apelos da modernidade e da exposição excessiva de pessoas da família, como a filha, a estudante de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá, em Juiz de Fora, Herlaine Romão resistiu bastante até decidir ter uma página em um site de relacionamentos. Os colegas e amigos até brincavam dizendo que ela não existia. " Estes sites deixam as relações menos humanas, nada como uma conversa face a face, mas em contrapartida possibilita reencontros que a distância não permitiria", reconhece Herlaine. Ela pretende ensinar para a filha os mesmos valores aprendidos com a família como ter respeito e ser honesto.
Um mês estagiando longe da mãe e das irmãs fez com que estudante de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano ( UNIFRA), Natalia Paraiba Nunes, visse que todos os valores que a sua família passou são importantes. " Senti muita falta da minha família, meu namorado, amigos, e do feijão da mamãe", confessa Natalia.
Independente do que cada um pensa sobre os relacionamentos virtuais, é no ambiente familiar que se aprende o que é certo ou errado. E é para lá que corremos quando a vida nos põe a prova.

Nenhum comentário: