Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Internet e a terceira idade

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia com 24 voluntários, com idades entre 55 anos e 78 anos comprovou que o uso da internet pode ajudar o funcionamento do cérebro em pessoas da terceira idade em pouco tempo.
Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos: os novatos e os experientes na internet. Depois dos primeiros contatos com o computador, uma ressonância magnética realizada nos idosos, mostrou que a atividade nas áreas cerebrais que controlam a linguagem, a leitura, a memória e a capacidade visual são ativas nos dois grupos. Mas os idosos experientes na internet trabalharam uma área do cérebro muito mais extensa do que a dos novatos.
Depois de um tempo de pesquisas, onde os idosos permaneceram acessando a internet uma hora por dia, novos exames foram realizados, e mostraram que além de toda a área que já tinha sido ativada nos primeiros testes, os novatos também trabalharam a parte frontal do cérebro, uma região que controla a memória e a tomada de decisões.
Os pesquisadores concluíram que a internet, se usada diariamente, pode funcionar como um treinamento do cérebro, um trabalho que não deixa o cérebro perder a capacidade de raciocínio.

Nenhum comentário: