Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Plantar ideias

A falta de arborização se faz presente nas grandes cidades. Há alguns anos, Santa Maria tinha maior número de árvores nas calçadas e praças. Hoje, a ausência se faz sentir mais ainda pelo aumento da população e o desenvolvimento da construção civil. Os efeitos são visíveis no cotidiano. A falta de sombra causa o aumento das temperaturas e o consumo de energia. Sem falar no aumento da poluição, no risco a biodiversidade, na erosão e outros problemas ambientais decorrentes da ausência de vegetação. O Parque Itaimbé é um dos poucos exemplos de paisagismo em uma área inteiramente edificada. Sabe-se que o plantio de mudas pode ajudar na diminuição da temperatura e na qualidade de vida da população.
Se Santa Maria fosse uma cidade mais arborizada, a qualidade do ar e da água seriam melhoradas de maneira significativa.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem programas de arborização. Em Camobi, o plantio de árvores reduziu cerca de 2ºC na temperatura. A população pode se mobilizar neste sentido e plantar suas próprias mudas. A médio e a longo prazo pode-se obter resultados tanto na diminuição do consumo de energia, quanto na qualidade de vida. Enquanto isso as leis ambientais e as construções civis buscam alternativas ecologicamente corretas para diminuir e evitar futuros impactos.

Nenhum comentário: