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terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Primeiro Supersônico

Quando o lendário piloto de testes americano, Chuck Yeager riscou os céus com o seu Bell x-1 na manhã do dia 14 de outubro de 1947, ele não estava apenas demolindo um muro como acreditavam os cientistas, ele estava entrando para a história como o primeiro ser humano a ultrapassar a barreira do som.

Terminada a II Guerra Mundial o mundo estava dividido entre dois blocos, o capitalista comandado pelos Estados Unidos e o comunista dirigido pela então União Soviética. Fazendo proveito dos variados experimentos realizados pelos nazistas, estes dois países desenvolveram uma verdadeira corrida tecnológica sem precedentes. Os americanos ficaram com a maior parte dos cientistas alemães enquanto os soviéticos colocaram as mãos em grande parte dos materiais nazistas apreendidos.

Num ritmo frenético os americanos começaram as pesquisas com o objetivo de ultrapassar a barreira do som. Foram reunidos na base aérea de Muroc na Califórnia os melhores pilotos de testes , junto com projetistas de várias empresas aeroespaciais.

A velocidade do som atingida por uma aeronave à 13.000 metros de altitude é de 1.216km/h, ou seja 337m/s. Na época julgava-se impossível alcançar este triunfo e físicos falavam que era uma espécie de muro que existia no ar. A maior dificuldade era o arrasto aerodinâmico que um objeto atinge quando está perto de atingir Mach1 . Mach1 é o nome dado a velocidade do som, assim quando um corpo atinge 2 vezes a velocidade do som ele esta à Mach2 e assim sucessivamente. A empresa americana Bell conseguiu resolver o problema do arrasto, construindo um avião em forma de projétil de fuzil, com este formato a aeronave pôde cortar o deslocamento de ar que se forma à altas velocidades, este avião levou o nome de Bell X-1.

O X-1 era um avião muito pequeno movido por motores foguete, media 9,5 metros de comprimento por 8,5 metros de envergadura. O motivo de suas pequenas dimensões foi o fato dele ser lançado do ar por um bombardeiro Boeing B-29. Ele subia até determinada altitude e era lançado da barriga do B-29, percorrendo um vôo na vertical aproveitando o máximo de empuxo dado por seus motores.

Vários pilotos perderam a vida tentando ultrapassar a barreira do som dentro do Bell x-1. Homens totalmente desprovidos de tecnologia e contando apenas com sua coragem, lançaram-se ao desconhecido na busca de respostas que nem a ciência da época estava capacitada a responder. Mísseis nazistas V-2 que eram lançados da França em direção à Londres durante a 2ª Guerra Mundial atingiam cerca de 5 vezes a velocidade do som, mas nunca com uma pessoa dentro. Até 1947 não se sabia os efeitos que o fenômeno supersônico causaria ao corpo humano.

Antes de seu vôo histórico, Chuck Yeager resolveu fazer uma homenagem a sua mulher, batizando seu Bell X-1 com a inscrição “Glamorous Glennis”(Glamorosa Glennis). Uma vez lançado o X-1 de “Chuck” sobe como uma bala em busca do seu objetivo. Minutos após o lançamento, o pessoal de terra escuta um forte estrondo no céu, todos pensaram que fosse o avião de Chuck que tinha explodido, não era. Com tamanha pressão sofrida pelo X-1 na hora de atingir Mach1, aliado ao deslocamento de ar que cria uma verdadeira "muralha" no céu, um som é ouvido no solo, alguns o chamam de “Estrondo Sônico”.

Este acontecimento é considerado um dos maiores feitos da história da humanidade. Os cientistas tiveram provas que pilotos podem suportar altas velocidades, dando assim o ponta pé inicial à era espacial . Tomando como exemplo o vôo de Chuck , cápsulas tripuladas em foguetes em direção ao espaço foram pensadas, o que era impensável antes de 1947. Já Chuck Yeager não parou por aí, bateu vários recordes e só de aposentou durante a década de 80 como general, escrevendo assim o seu nome entre os maiores aviadores que o mundo já conheceu.


Momento onde Chuck Yeager ultrapassa a barreira do som imortalizado no filme "Os Eleitos, onde o futuro começa"(the right stuff) de 1983.

Mateus Martins

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