Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ciência, Tecnologia e Inovação em Telejornalismo

Entre os meios de comunicação que divulgam ciência, a televisão é o meio mais popular. Além de possuir um maior alcance, ela é um veículo de fácil acesso e custo baixo. Para analisar as formas como a informação de ciência é veiculada em telejornais do país, a pesquisadora Audre Cristina Alberguini fez uma tese de doutorado chamada “A Ciência nos Telejornais Brasileiros”, no programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. O trabalho investiga a cobertura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), nos telejornais brasileiros de canal aberto em horário nobre. Foram escolhidos, Jornal da Band, Jornal Nacional, Jornal da Record, Jornal da Cultura e SBT Brasil.
Entre os objetivos da investigação estavam a linguagem, conteúdo, formato, recursos empregados, o espaço que a CT&I ocupam nos noticiários em relação a outras informações, as relações entre as fontes utilizadas, entre outros. A investigação se deu a partir da metodologia da análise de discurso, estudos de recepção, e grupos focais.
O resultado da pesquisa mostrou que os jornais apresentam notícia de CT&I, mas que elas não são freqüentes. Possuem em alguns casos influências das assessorias de comunicação de organizações de ciência .
A pesquisadora apresenta alguns aspectos positivos e outros negativos das coberturas sobre CT&I. Alguns dos aspectos positivos são contextualização social da pesquisa, relevância da pesquisa, demonstração dos trabalhos dos cientistas nos laboratórios, relacionar a tecnologia à vida das pessoas, etc. E alguns aspectos negativos como: usos de termos vagos e imprecisos, ausência de imagens, falta de contextualização do assunto, excesso de dados e números, uso de linguagem técnica, matérias que não fornecem a origem institucional da pesquisa.

Mais informações sobre a pesquisa
aqui.

Nenhum comentário: