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quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Novas alternativas para o Ensino Médio no Brasil

Falar sobre educação no Brasil hoje levanta muitas discussões. Começando pelos baixos salários dos professores, falta de estruturas nas escolas públicas e o grande número de evasão escolar do ensino médio nos últimos anos. A nova proposta do Ministério da Educação prevê mudanças para solucionar estes problemas mais emergenciais.
Com essas alterações o ensino médio passa a ser interdisciplinar, reduzindo as doze disciplinas básicas para quatro grupos de conhecimento, entre eles: línguas, matemática, ciências humanas e ciências biológicas. Outro aspecto será a carga horária dos alunos e dos professores que irão aumentar e a liberdade para o aluno escolher 20% das disciplinas que cursará.
O ensino médio no Brasil é a etapa que menos recebe verbas públicas na educação. As verbas para pré-escola são maiores do que para o ensino médio. Isso se torna um problema, pois a pré-escola não é essencial para chegar ao ensino superior.
É claro que todas essas mudanças não vão se concretizar de um ano para outro. É preciso investimentos e uma modificação nas escolas começando com treinamento de professores que muitas vezes desatualizados. Essas mudanças que o MEC propõe são para tentar solucionar a evasão escolar e preparar os alunos para o Enem que a partir deste ano pode servir como vestibular em muitas universidades do país.
Esta nova forma de estimular os alunos a freqüentarem as escolas mesmo após um longo dia de trabalho oferecendo disciplinas alternativas que discutam assuntos culturais e que ofereçam experiências práticas e teóricas é muito importante para o avanço da educação no Brasil. Com isso os estudantes podem entrar em uma universidade com noções sobre vários temas o que pode ajudar na escolha da profissão.

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