Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Gripes suína e aviária: diferenças e semelhanças

Há alguns anos, a ameaça de uma pandemia de gripe aviária deixou boa parte do mundo em alerta e, segundo muitos especialistas, havia o risco de uma grande catástrofe internacional provocada pela doença . Isso se repete agora , com o surgimento de uma epidemia de gripe suína na América do Norte e casos dessa doença em vários outros países.
Gripe Suína
O vírus da atual gripe suína é o Influenza H1 N1, tipo A que foi isolado pela primeira vez em 1930. Mas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem outros subtipos de vírus. isso porque, assim como acontece no organismo humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, inclusive se misturando entre si. O H1N1,tipo A ,aliás, pode ter componentes genéticos do vírus da gripe aviária.
Gripe aviária
O vírus da gripe aviária que infecta humanos e pode causar mortes é o Influenza H5N1. Ele causou os primeiros estragos em 1997, quando a doença surgiu em Hong Kong, e em 2003, ano em que reapareceu com força no Sudeste Asiático. E ele não estava sozinho: o vírus teve algumas variações detectadas nos países em que aportou.
Sintomas
Gripe Suína
Em humanos, os sintomas da gripe suína são similares aos da gripe comum, e incluem febre acima de 39 º c , falta de apetite e tosse. Em alguns casos foi registrado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarréia forte.
Gripe Aviária
Os sintomas da chamada gripe do frango também são parecidas com os da gripe comum: febre , mal estar, tosse e dor garganta, e ainda houve casos de conjuntivite. Nos pacientes que morreram, a doença evoluiu para uma pneumonia.
Contágio
Gripe suina
A gripe de origem suína não é contraída pela ingestão de carne de porco, mas por via aérea, de pesssoa para pessoa. de acordo com os centros de controle de enfermidade dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) , a temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os virus e as bactérias presentes na carne de gado suíno.
Gripe Aviária
Da mesma forma que a gripe suína , a aviária não é contraída pela ingestão da carne correspondente - no caso, a de frango, Mas não se pega de pessoa . O contágio ocorre por meio de contato direto com aves vivas infectadas. O vírus está presente nas fezes das aves, que depois de secas e pulverizadas, podem ser inaladas.
Marion Bittencourt

Nenhum comentário: