Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Tamiflu e o combate ao H1N1

O Tamiflu é o medicamento usado para combater a Gripe A (H1N1).
Mas você possui algum conhecimento sobre ele? Saiba que não é seguro e, muito menos recomendado, utilizá-lo sem orientação médica.
Algumas informações básicas: o fosfato de oseltamivir, uma pró-droga do carboxilato de oseltamivir, é o principal componente que vai inibir as enzimas neuraminidases causadoras do vírus da gripe. Esta droga não permite a entrada do vírus em células não infectadas e impede a replicação deste em outras já contaminadas.
As reações adversas mais freqüentes são náusea e vômito. Não deve ser utilizado na gravidez sem acompanhamento médico. O número de gestantes que falecem por causa da Gripe Suína vem aumentando a cada dia.
É contra-indicado em crianças abaixo de 1 (um) ano. Apenas deve ser usado em adultos e maiores de 8 (oito) de idade.
O Tamiflu é fabricado pelo laboratório Roche, único com os direitos da sua produção. Por este motivo não há genéricos dele no mercado. Mesmo porque até agora, o remédio está sendo distribuído para a população em postos, clínicas particulares e hospitais preparados para receber pacientes com sintomas da doença. Portanto, por decreto do governo, foi proibida a venda no país.


Por Jonathan Rodrigues

Nenhum comentário: