Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fases da pandemia mundial estabelecidas pela OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu seis fases, divididas em três periodos específicos que envolvem a geração de uma pandemia. Essas fases alertam para o desenvolvimento da gripe em seres humanos. Em alguns casos a falta de cuidados pode ocasionar a morte.
O primeiro período é o interpandêmico, e abrange duas fases. Na fase um ainda não foi detectado novos subtipos de gripe em seres humanos. Em animais pode estar presente um subtipo de vírus da gripe que tenha causado infecção em pessoas. Considera-se baixo o risco de infecção em humanos.
Na fase dois, não se detectaram novos subtipos do vírus da gripe em seres humanos. No entanto, circula entre animais um subtipo de gripe que supõe um risco importante de morbilidade em seres humanos.
O segundo período é o de alerta à pandemia e envolve três fases.
A fase três, são notificados casos de infecção humana por um novo subtipo. Não existem casos de transmissão inter-humanos. Com excessão de casos raros de transmissão por algum contato próximo.
Já na fase quatro, o objetivo é conter ou retardar a disseminação da infecção. Surgem pequenos conglomerados de casos, com menos de 25 pessoas, de duração inferior a duas semanas e limitadas a transmissão entre seres humanos. A propagação segue localizada, isso sugere que o vírus ainda não se adaptou ao ser humano.
Na última fase do periodo de alerta à pandemia , a fase cinco, aparecem focos maiores, entre 25 e 50 pessoas, eles duram entre duas e quatro semanas. Enquanto a transmissão de pessoa a pessoa segue localizada. O vírus já está cada vez mais adaptado ao ser humano. Mesmo não sendo plenamente transmissivel, o risco de pandemia é considerável.
A ultima etapa é o período pandêmico, onde está classificada a fase seis. Nela a transmissão do vírus aumenta consideravelmente e a doença se espalha por toda a populaçãol. É caracterizada por infecções comunitarias.
Para modificar o nível da pandemia (para acima ou para abaixo), a OMS tem de consultar um grupo de pessoas encarregadas de examinar todos os dados disponíveis.Tal grupo, a seguir, formulará recomendações ao Director Geral da OMS, que então decidirá se é preciso modificar o nível da pandemia.

Evandro Sturm
Vinicius Ferreira

3 comentários:

Alice disse...

Qual seria a medida adotada se a pandemia atingir o nível mais alto? Em Cascavel, PR, a cidade parou por alguns dias, apenas bancos e mercados tinham dias em funcionamento, o resto do comércio fechou, sem tem atingido o pico.

Carol Cechin disse...

Acredito que fechar estabelecimentos não é solução para o problema. O vírus já se encontra no ar. As pessoas precisam seguir sua vida, trabalhar, estudar, sair... O que falta em muitos casos é a conscientização da população. As pessoas que estão doentes devem ficar em casa e seguir as orientações médicas.

Tiane Dias disse...

Os estabelecimentos devem investir em qualidade do ar e medidas preventivas. Proporcionar uma ambiente mais arejado e mais limpo e as pessoas devem ter todos os cuidados necessários, isso em qualquer situação de contaminação.